Mais um postagem dupla das aulas: carnes vermelhas e aves, e peixes. Bem, todas elas são, no geral, consideradas carnes, embora possuam características distintas e muitos métodos de preparo diferentes. São importantes na alimentação por serem boa fonte de proteínas e no caso da carne vermelha, fonte de ferro. Já os peixes fornecem, além das proteínas e outros nutrientes, boa quantidade de ácidos graxos essenciais (como o ômega 3). Só por ai já da pra notar que possuem muitas diferenças.
Na aula de carnes e aves nosso box preparou bife de coxão duro de panela e filé de frango à milanesa. Pelo coxão duro ser uma carne mais fibrosa necessita de maior cocção para ficar macia e saborosa, preferencialmente por calor úmido, que extrai os sucos da carne, gerando um caldo encorpado ao final da preparação. Já o filé de peito de frango apresenta uma carne mais macia, que cozinha mais rápido, e combina com vários tipos de preparo, inclusive pela fritura, que com o empanado da milanesa, garante uma carne macia por dentro e crocante por fora.
Essa aula me mostrou na prática o que eu já tinha lido (em algum lugar que não me lembro), que não existem carnes de segunda e sim preparações e cozinheiros de segunda, pois sabendo-se aproveitar o que cada carne possui de melhor é possível obter grandes pratos com carnes mais baratas e consideradas de qualidade inferior.
Já a aula de peixes foi outra surpresa! Particularmente não sou muito fã de peixes e como sei da sua importância na alimentação sempre pensei que a técnica dietética poderia me ajudar (e aos meus futuros pacientes que tenham a mesma opinião) a saborear pratos com peixes. E eu realmente gostei de todas as preparações, nosso filé de merluza à dorê ficou muito gostoso e as outras receitas também (só não gostei muito da sardinha à escabeche por ter um gosto muito forte rsrs). Portanto, com a ajuda de técnicas difereciadas e corretas para a preparação de peixes creio que é possível agradar uma grande gama de paladares não muito inclinados a esse alimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário