sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Tudo que é bom dura pouco!

Última aula prática da disciplina e aquele gostinho de despedida no ar... Pra fechar com chave de ouro é lógico que o nosso box teve que fazer mais uma fritura: batata frita. Além de sucos refrescantes de manga e abacaxi, já que essa também foi uma aula dupla: gorduras e bebidas. A boa notícia para a gente foi a utilização da fritadeira elétrica para fazer a batata, muito mais prática e com menos bagunça na cozinha ao final da prática. O óleo de soja, utilizado para a fritura da batata, é o ideal para esse tipo de preparo, por seu ponto de fumaça e decomposição mais elevado. A fritura é um bom método de cocção por ser rápido, evitando a perda de nutrientes, além de agregar sabor e textura ao alimento. Seus problemas ficam por conta do maior valor calórico e quantidade de gordura absorvida pelo alimento. Se a batata for para o refrigerador por um tempo antes da fritura, absorverá menos óleo, devido à reestruturação das moléculas de amido.
Nossa batata frita em forma de fogueira! ^^ (O fogo é de pimenta biquinho!)

Os sucos foram bem interessantes de fazer, em especial os de polpa, que eu não sabia que rendiam tão pouco! Com uma polpa fizemos apenas um copo duplo de suco e que mesmo assim ainda ficou um pouco "aguado". Os sucos naturais ficaram bem mais saborosos, com uma textura melhor, além de serem ricos em vitaminas e minerais. Exatamente por isso devem ser consumidos logo depois de prontos, para evitar a oxidação e perda do teor vitamínico, além de outras reações que podem modificar o sabor do suco. Se forem adoçados com açúcar, então, o consumo deve ser o mais imediato possível.


Ainda postarei umas coisinhas sobre gorduras e bebidas, mas o clima de despedida para mim já está no ar...realmente aprendi muito com essa disciplina, quase da vontade de ser reprovada e fazer tudo de novo rsrs (tá tá, exagerei ne!)

Nenhum comentário: