quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Hummm.. que dúvida!! Ovo frito, pochê, mexido, cozido????óò

Principais Nutrientes
O ovo contém proteínas de alto valor biológico e é fonte de vitamina B12, ferro, fósforo, manganês, potássio e sódio.

Variedades
É possível encontrar ovos brancos, vermelhos, orgânicos, caipiras, ricos no ácido graxo ômega 3 e até denominados light, mas todos eles têm composição nutricional bem parecida.

No caso da cor, a variação ocorre por causa da raça das galinhas poedeiras. Já os orgânicos e caipiras contam com um sistema de produção diferenciado.

A produção convencional de ovos utiliza gaiolas industriais e um método superintensivo, que explora ao máximo o potencial fisiológico da galinha. Já a orgânica utiliza galinhas que foram alimentadas exclusivamente com alimentos orgânicos, sem agroquímicos. Nessa produção, há controle rígido do uso de antibióticos e as aves não são criadas em gaiolas e sim no chão, como também ocorre com o ovo caipira.

Os ovos com ômega 3 e light são vistos com ressalvas por especialistas: para eles, o alto custo não compensa, pois os benefícios ao organismo seriam muito sutis. Para obter os benefícios do ômega 3, por exemplo, seria preciso consumir vários ovos por dia, sobrecarregando o organismo.

Como Escolher
Ao comprar ovos, verifique se as cascas têm boa aparência e não estão rachadas. Também observe se o produto provém de uma granja certificada — é uma das garantias de que as aves passaram por inspeção sanitária e têm menos chances de estarem contaminadas por salmonela, uma bactéria que pode causar sérios distúrbios no sistema digestivo.

Melhor Época do Ano
Os ovos são facilmente encontrados durante todo o ano, mas têm melhor preço de janeiro a maio.

Como Conservar
Não deixe o produto na porta, ainda que o eletrodoméstico contenha uma compartimento específico para esse fim: ao abrir e fechar a geladeira, a temperatura da porta é a que mais sofre e o calor pode favorecer a multiplicação de eventuais bactérias presentes no ovo.
Antes de usar o alimento em uma receita, lave-o em água corrente.

Dicas de Preparo
É possível listar uma infinidade de formas de consumir o ovo. Quente, frito, cozido, pochê, mexido, em gemadas, como omelete...

Há quem não dispense uma gema mole e, para esses, um aviso: para consumi-la dessa forma com segurança, sem risco de contaminação por salmonela, utilize ovos de granjas certificadas e evite os ovos caipiras, geralmente pouco sujeitos à fiscalização sanitária.

Essa regra também vale para quem adora uma gemada ou o steak tartare, prato de origem russa em que carne crua picada e bem temperada é guarnecida com uma gema crua.

Quem não faz questão dessas iguarias, deve cozinhar o alimento por dez minutos.

Curiosidade
Uma das maiores iguarias chinesas consiste em um ovo apodrecido, conhecido como "ovo de mil anos". O alimento, claro, não tem todo esse tempo de vida: na verdade, fica enterrado na terra em uma mistura de chá preto, cinzas e cal por cem dias. Após esse período, a clara se transfoma em uma espécie de gelatina escura e a gema se torna cremosa e esverdeada. O cheiro é de enxofre.


Ovos: segredinhos de preparo e conservação

Ovos pochês - Adicione umas gotas de vinagre branco à água da panela, para que os ovos não percam a forma.

Ovos mexidos - Para render mais, acrescente 1 colher (sopa) de farelo de pão para cada três ovos.

Ovos cozidos - Fure com um alfinete o fundo do ovo antes de colocar para ferver. Isso evita que a casca acabe rachando

Conservação dos ovos - As gemas duram muitos dias se forem guardadas num copo de água dentro da geladeira. Já as claras podem ser congeladas. Para isso, embale-as em saco plástico.

Nenhum comentário: