quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Tipos de Açúcar

Há vários tipos de açúcar no mercado, mas a diferença calórica entre eles é ínfima. No entanto, o processo pelo qual cada um passa antes de chegar à mesa acaba afetando a quantidade de vitaminas e sais minerais presentes neles.


Açúcar refinado: é processado a partir do melado de cana ou do açúcar mascavo. O produto, que inicialmente é marrom, recebe adição de gás sulfídrico e outras substâncias químicas para ficar claro. Nesse processo, o açúcar refinado perde vitaminas e sais minerais.

Açúcar mascavo: extraído da cana de açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais.

Açúcar demerara: é um tipo de açúcar cristal, mas mais escuro porque não sofre processo de branqueamento. Apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo.

Açúcar orgânico: no plantio da cana não são usados adubos nem fertilizantes químicos. O processo de industrialização é livre de cal, enxofre, ácido fosfórico, folímetro e outros elementos adicionados ao produto refinado. Além disso, a embalagem do produto é biodegradável. Tem valores nutricionais similares ao mascavo.

Frutose: é extraída das frutas e muitas vezes do milho. A frutose fornece a mesma quantidade de calorias que o açúcar refinado. A grande diferença é o seu "poder de adoçar", 33% maior que o açúcar comum.

Em 100 gramas de açúcar encontramos:

Fonte: Profª Dra. Sonia Tucunduva Philippi

O açúcar refinado e os ditos naturais (mascavo, demerara, orgânico e frutose) a energia fornecida é praticamente a mesma. A grande diferença é os naturais têm vitaminas e minerais e não passam por processos químicos, o que é ótimo para o organismo.

Nenhum comentário: