terça-feira, 24 de novembro de 2009

Você já experimentou outros tipos de ovos?

Ovos de diversas especies animais são utilizados na alimentação humana. Nos, brasileiros, consumimos preferencialmente o ovo de galinha, porém o ovo de codorna e o de pata também são muito utilizados no nosso país.

O ovo de codorna apresenta casca manchada e tamanho menor que o ovo de galinha (aproximadamente 1/3). O tempo de cocção também é menor, em torno de 4 minutos. Apresenta um sabor mais forte e exótico e é utilizado em diversas preparações: puros, em saladas e como petiscos. O ovo de codorna apresenta maior quantidade de gema em relação aos outros componentes, em comparação ao ovo de galinha: 43% de gema, 47% da clara e 10% de casca. O teor de colesterol é de 844mg em 100 gramas de ovo.

Os ovos de pata são maiores e mais nutritivos do que o ovos de galinha, pesando em média 75 gramas. O tempo de cocção é de aproximadamente 15 minutos a mais que o ovo de galinha devido ao seu tamanho. Apresentam aproximadamente 27 g de carboidrato, 12,2 g de proteína, 11,8 g de lipídios e 884 mg de colesterol.


- Comparação da composição centesimal dos principais tipos de ovos:


Você já parou a pensar porque apesar dos ovos de pata serem mais nutritivos os mesmos são menos consumidos do que os ovos de galinha?
As estratégias publicitárias explicam o fato:

O meio publicitário utiliza uma fábula para ilustrar a importância da propaganda. É a história do ovo da galinha e do ovo da pata. Se o ovo de pata é maior, mais nutritivo e mais saboroso que o da galinha, por que se consome mais o ovo da galinha? A resposta vem da particularidade desses dois animais. A galinha canta bem alto quando coloca um ovo. Faz o maior estardalhaço. A pata não. Elegantemente, coloca seus ovos em silêncio, sem chamar a atenção de ninguém. Assim, a galinha faz propaganda do seu produto. As pessoas sabem quando os seus ovos estão disponíveis e onde encontrá-los. É só seguir o barulho (Footnotes).

Fonte: ARAÚJO, W. M. C. e cols. Alquimia dos Alimentos. Editora SENAC. Série Alimentos e Bebidas, vol2., 2008.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou com 76 anos e a aprender a cosinhar com preocupações técnicas e cientificas para alem do empirismo maravilhoso dos cucas. Pena que ninguem dê uma mãosinha de ciencia às mixórdias alimentares. Fiquei sem ter a certeza de que o ovo da pata que o pôs possa realmente ser ou não superior ao das galinhas.
A principal razão da não aptencia pelo ovo das patas está no seu "desagradavel" sabor. Deve (?) ser cosido em agua temperada (das coves ou ...)e servido às rodelas ou gomos.