sábado, 28 de novembro de 2009

Sente-se...vamos tomar um cházinho?

O chá é a bebida não-alcóolica mais consumida em todo o mundo. Seja para refrescar, estimular, ou curar uma dor de cabeça, todo mundo já tomou algum tipo de chá. A Ásia ainda é o maior produtor de chás do mundo , mas é a Inglaterra que consome mais. Os tipos mais comuns de chá são:

Chá Preto: tipo preferido nos países ocidentais é produzido pela secagem e fermentação das folhas;

Chá Verde: este é o preferido dos países asiáticos, é colocado no vapor e não é fermentado;

Alecrim: ajuda a aliviar os gases e cólicas;

Camomila: é usado como calmante, auxilia a digestão e alivia as cólicas menstruais;

Dente-de-leão: o chá desta erva é considerado diurético;

Erva-cidreira: é utilizado como calmante;

Erva-doce: ajuda a aliviar irritações no estômago

Fruto da roseira: rico em vitamina C, seu chá pode substituir o suco de laranja;

Hortelã: tem ação refrescante e estimulador da digestão;

Sabugueiro: o chá de sabugueiro alivia os sintomas de gripes e resfriados;

Tomilho: é recomendado para problemas gastrointestinais, além de aliviar a congestão pulmonar;
No Brasil o chá mais comum é o tipo mate, que é tomado gelado ou quente por todo o país, no Sul, é chamado de chimarrão, e usam-se as folhas verdes.

Fonte: http://www.blogbrasil.com.br/tipos-de-chas-e-para-que-servem/

Chá mate: é importante não confundir o chá mate com o preto, pois são duas ervas diferentes. Este tipo de chá vem da erva mate nativo da região Sul do Brasil e do Paraguai. Para ser consumida passa por processo de torrefação, sendo comercializada como mate queimado ou, pode também ser vendido somente seco, sendo conhecido como erva mate para chimarrão ou tererê. Tanto queimadas como secas, ambas possuem grande quantidade de teína.

Boldo do Chile: o boldo é uma folha acinzentada que deriva de uma planta de pequeno porte, importada do Chile, onde melhor se desenvolve. Seu sabor é amargo e fortemente aromático. É principalmente empregado nas disfunções hepáticas.

Camomila: uma das mais populares ervas originárias da flora européia e do Ocidente Asiático, esta espécie de camomila apresenta um aroma delicioso e agradável.

Erva doce: é também conhecida como anis, é originária da região mediterrânea oriental e muito cultivada em diversas partes do mundo. Apresenta sabor anisado e particularmente adocicado. Este é um dos chás mais consumidos.

Capim Cidreira: nativa das regiões tropicais da Ásia, África e América, a erva-cidreira adaptou-se bem ao clima brasileiro e hoje é muito encontrada em hortas e jardins do interior do Brasil. Indicada para fins digestivos e possui paladar muito agradável.

Hortelã: planta que se desenvolve na maioria das regiões temperadas do mundo. Originária da Inglaterra, a hortelã possui propriedades estimulantes de muitas ervas aromáticas. Esta espécie é reconhecível pela cor verde mais escura das folhas e muito utilizada como calmante.

Carqueja: planta originária do Brasil, muito utilizada na medicina caseira para regular perturbações gástricas. Com propriedades depurativas, de sabor amargo, acaba sendo consumida somente por motivos curativos.

Fonte: cyberdiet.terra.com.br/.../030704_nut_x_ticha.htm

Antes de mais nada, saiba que um bom chá é um chá preparado em infusão. O chá de "sachê" digno dos tempos modernos, torna a bebida mais branda realmente, não conferindo muitas vezes o verdadeiro sabor. Portanto, ao ferver a água, tenha em mãos a erva que deseja preparar ao invés da facilidade do saquinho instantâneo.
Os chás não devem ser fervidos para que não haja a perda de suas substâncias voláteis. Portanto, é necessário ferver a água e colocar as folhas de forma que descansem em infusão, abafando o recipiente por alguns minutos. Chás gelados também são bastante apreciados.

Fonte: www.khanelkhalili.com.br/cha%20Khan%20el%20Khalili3.htm

Muitas pessoas preferem chá ao café para evitar o consumo de cafeína, um forte estimulante do sistema nervoso. Porém, certas plantas, como a erva-mate, também contém a substância em sua composição, ainda que em teores reduzidos.

Mesmo diante da eficiência comprovada do tratamento à base de chás, em casos de doenças, um médico deve ser procurado sempre. A automedicação, mesmo que seja com um simples chá, é um erro que pode retardar o combate eficaz a quaisquer males.

Receitas
1) Ferver 200 ml de água, desligar o fogo, acrescentar 2 colheres de chá da camomila, 3 folhas de hortelã fresca, deixar em infusão por 10 minutos em recipiente tampado. Coar e beber após as refeições. É um excelente digestivo.
2) Ferver 200 ml de água, desligar o fogo, acrescentar 1 colher de chá da camomila, 1 colher de melissa, 1 colher de capim limão, 1 colher de passiflora, deixar em infusão por 10 minutos em recipiente tampado. Coar e beber antes de dormir. É um excelente relaxante muscular e indutor do sono.
3) Ferver 200 ml de água, desligar o fogo, acrescentar 2 colheres de chá do chá branco, deixar em infusão por 10 minutos em recipiente tampado. Coar e acrescentar gotas de limão. Beber uma hora antes de atividades aeróbicas para estimular a queima de gordura.

Nenhum comentário: