quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Conhecendo um alimento muito presente no nosso dia-a-dia: LEITE!!


Leite longa vida é um alimento que passou pelo processo de ultrapasteurização, ou seja, teve sua temperatura elevada a 140ºC por 3 segundos, então rapidamente resfriado até 32ºC e, em seguida, colocado em uma embalagem asséptica (livre de microrganismos). A ultrapasteurização propicia a eliminação de microrganismos responsáveis pela deterioração do leite in natura, permitindo, sem uso de conservantes, que o produto possa ser consumido até 6 meses após sua captação.

Leite desnatado é um alimento com baixo teor de gordura (menos 0,5%, ou seja, em 100 gramas de leite existe apenas, no máximo, meio grama de gordura, menos que algumas frutas, como o abacate, por exemplo). Apresenta um teor de cálcio e proteínas semelhante ao do leite in natura. É indicado para pessoas que desejam uma alimentação pouco calórica.

Leite integral é um alimento com o teor normal de gordura do leite (mais de 3%, ou seja, em 100 g de leite existem pelo menos 3 gramas de gordura, menos da maioria dos alimentos de origem animal). Apresenta um teor de cálcio, gordura e proteínas semelhante ao do leite in natura. É indicado para pessoas que desejam todos os benefícios nutricionais do leite incluindo os das gorduras.

Leite semidesnatado é um alimento com teor intermediário de gordura (entre 0,6% e 2,9%, ou seja, em 100 gramas de leite existem de 0,6 gramas a 2,9 gramas de gordura, menos que o leite integral ou a carne, por exemplo). Apresenta um teor de cálcio e proteínas semelhante ao do leite in natura. É indicado para pessoas que desejam uma alimentação menos calórica, mas que desejam auferir os benefícios nutricionais da gordura do leite.

Leites especiais são alimentos que apresentam características nutricionais diferenciadas. Os mais comuns são aqueles com adição de ferro ou outras vitaminas, nutrientes que não existe em quantidade expressiva no leite in natura, ou aqueles com baixo teor de lactose, indicado para pessoas que tem dificuldade com a digestão do leite, ou ainda, uma dose aumentada de cálcio e, por ultimo, os que contêm fibras, comuns em alimentos vegetais, mas inexistentes no leite in natura.

Leite aromatizado é um produto lácteo, homogeneizado, preparado com leite, açúcar no sabor chocolate ou de outras frutas. Leites aromatizados devem conter pelo menos 70% de leite, tendo grande parte dos benefícios do leite normal. Leite aromatizado é bem aceito pelas crianças sendo uma boa opção para lanches.

Leites Fermentados: os produtos adicionados ou não de outras substâncias alimentícias, obtidos por coagulação e diminuição do pH do leite, ou leite reconstituído, adicionado ou não de outros produtos lácteos, por fermentação láctica mediante ação de cultivos de microrganismos específicos. Estes microrganismos específicos devem ser viáveis, ativos e abundantes no produto final durante seu prazo de validade. São considerados Leites Fermentados: Iogurte, Yogur ou Yoghurt, Leites Fermentados ou Cultivados, Kefir, Kumys e Coalhada ou Cuajada.

Soro de Leite: o líquido residual obtido a partir da coagulação do leite destinado à fabricação de queijos ou de caseína.

Produtos Lácteos: o produto obtido mediante qualquer elaboração do leite que pode conter aditivos alimentícios e outros ingredientes funcionalmente necessários para sua elaboração.

Leite em Pó: o produto obtido por desidratação do leite de vaca integral, desnatado ou parcialmente desnatado e apto para alimentação humana, mediante processos tecnologicamente adequados.

Leite Reconstituído: entende-se por leite reconstituído o produto resultante da dissolução em água do leite em pó, adicionado ou não, de gordura láctea, até atingir o teor gorduroso fixado para o respectivo tipo, seguido dehomogeneização e pasteurização.

Fonte:http://www.pratiqueleite.com.br/content.php?recid=6817; http://www.lacteabrasil.org.br/pagina.asp?idS=12&idN=50

Os tipos de leite encontrado no mercado são classificados pela forma como foram preparados para a comercialização.


Pasteurizado tipo A: O leite retirado da vaca por ordenha mecânica e vai direto para um tanque, onde é aquecido e depois esfriado isto é pasteurização. Ele é embalado no próprio local de ordenha. Com o mínimo contato humano por isso tem menos microrgânicos externos e dura mais tempo que os outros tipos.


Já o tipo B o processo e parecido com o tipo A, mais há um intervalo maior entre a ordenha e a pasteurização, mais não são feitos no mesmo local. Por ter uma exposição maior no ambiente, possui níveis um pouco mais altos de bactérias.


O tipo C é o leite que é ordenhado manualmente, podendo ser armazenado em tanques não refrigerados, de onde segue para os locais onde será embalado. Possui grande quantidade de microorganismo devido ao menor controle microbiológico na produção. Já o longa vida o leite é submetido à alta temperatura durante a fabricação um processo que elimina todas as bactérias. Em seguida, é armazenado em embalagens esterilizadas. No entanto o leite perde cerca de 10% de seus nutrientes nesse processo.


Fonte: http://www.ruadireita.com/alimentacao/info/beneficios-do-leite/

Principais benefícios dos nutrientes mais importantes do leite:

Cálcio: mineral importante para a formação e manutenção dos ossos e dos dentes. Ajuda na regulação da pressão arterial. Incluído em uma dieta equilibrada ajuda na perda de peso. Proteínas: nutrientes que fornecem aminoácidos que desempenham funções importantes. Participam na síntese de tecidos que ajudam no crescimento e na manutenção do organismo. Agem como hormônios e enzimas, fazendo que o corpo funcione adequadamente.

Gorduras: são as fontes de energia mais concentrada importante para o funcionamento do organismo, em especial as crianças. Permitem o transporte de vitaminas lipossolúveis, que são as vitaminas A, D, E e K, importantes reguladoras do funcionamento do organismo e ajudam a manter o bom funcionamento do sistema imunológico. Na gordura do leite tem um composto denominado de CLA (ácido graxo conjugado) que tem sido apontado como protetora do organismo no aparecimento do câncer.

Nenhum comentário: