segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Galinhas e Vaquinhas ^^

Aula dupla: ovos e leite e derivados. É claro que esses não vêm só das galinhas e vacas como eu exemplifiquei no título da postagem, mas esses são os produtos mais comuns que utilizamos, embora os ovos possam ser de codorna, pata, avestruz...e o leite de cabra, ovelha...entre outras variedades ainda mais incomuns!

E por falar em coisas comuns a nossa preparação de ovo foi uma das mais consumidas: ovo frito. Eu realmente nunca tinha fritado um ovo, e como isso é um pré-requisito muito citado para demonstrar a perícia culinária de uma pessoa, estava muito ansiosa por testar minha abilidade. Mas quem acabou fritando o ovo foi a Dani rsrs. E ficou até com uma aparência agradável, embora eu não goste de ovos fritos! A borda começou a dourar e a gema ficou durinha (tem gente que prefere mais mole, mas ai ainda existe o risco de salmonela). A gordura causa uma rápida colagulação da clara, o que confere as características da fritura ao ovo. Interessante. ^^

Enquanto a Dani fritava o ovo eu estava preparando o nosso doce de queijo, parte da aula relativa ao leite e seus derivados. Como o queijo utilizado para o doce era o curado, não pude evitar de dar umas provadinhas (amooo queijo! Ganhei até um apelido "carinhoso" do professor por causa disso...rsrs). O doce também ficou muito bom, pensamos que não fosse dar ponto, com um ovo só que levava a receita e muito queijo e farinha pra juntar, mas relmente ficou na textura ideal. Depois foi ao fogo com uma calda de açúcar e aqui eu pensei: vai ficar muito doce, é muito açúcar! Mas as bolinhas de queijo absorveram apenas uma parte da calda e ficaram com um sabor maravilhoso.

Mais uma aula muito útil! Pena que cada vez mais nos aproximamos do final da disciplina...

Nenhum comentário: