domingo, 11 de outubro de 2009

Que tal experimentar o arroz integral?

A aula sobre Cereais poderia ter sido monótona uma vez que apresentou as técnicas de preparo de dois alimentos já tão conhecidos do brasileiro: o arroz e o macarrão. Porém, acredito que nós, do box 3, fomos premiadas, já que elaboramos o arroz integral de uma maneira diferente da habitual (refogado). Inicialmente o arroz foi selecionado, lavado e escorrido, o que é de praxe. A seguir, o mesmo foi colocado em uma panela com água previamente fervida e adicionou-se alho picado em pequenos pedaços e sal a gosto, deixando cozinhar com a panela tampada e sem mexer até a completa cocção ou até que toda a água tenha sido absorvida. O arroz ficou "soltinho" e com uma textura mais dura, típica de arroz integral.

É interessante salientar que o arroz integral por permanecer com o farelo, fina película na qual se concentra a maior parte dos nutrientes, possui um maior valor nutricional, mas também acaba apresentando um elevado tempo de cocção já que a presença do farelo consititui uma barreira a penetração de água.

Outra observação interessante a respeito do arroz integral é em relação a sua vida de prateleira ser inferior as demais variedades devido ao mesmo, por permanecer com o germe, apresentar um maior teor de gordura e portanto, uma maior possibilidade de oxidação.

Apesar de ser mais nutritivo, o arroz integral ainda é pouco consumido pelos brasileiros em comparação ao arroz polido, devido ao preço, que costuma ser mais elevado e em grande parte devido a fatores culturais, uma vez que o arroz polido é um prato típico da alimentação brasileira.
Visando estimular seu consumo, segue abaixo uma receita que leva o arroz integral juntamente com outros alimentos...

Arroz Integral com legumes

Ingredientes:

1 cebola grande picada;
2 colheres (sopa) de azeite;
1 xícara (chá) de arroz integral;
1 tablete de caldo de galinha;
4 tomates sem pele e sem sementes, picados;
1 talo de alho-poró cortado em rodelas;
1 cenoura média cortada em rodelas bem finas;
3 colheres (sopa) de cebolinha verde picada;
3 xícaras (chá) de água.

Em uma panela, refogue a cebola no azeite até ficar transparente. Junte o arroz e o caldo de galinha dissolvido em 3 xícaras (chá) de água quente e cozinhe por 5 minutos em fogo baixo. Junte os tomates, o alho-poró e a cenoura e cozinhe por cerca de 20 minutos ou até que o arroz esteja macio e tenha absorvido o líquido. Deslique e deixe descansar por 10 minutos. Sirva decorado com a cebolinha.

Rendimento: 6 porções
Tempo total de preparo: 45 minutos.


Nenhum comentário: