sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Carnes: O brasileiro consegue viver sem??

Carnes são sem dúvida umas das principais preferências nacionais... É difícil encontrar um brasileiro que consiga realizar uma refeição sem a presença da opção proteíca no prato. Porém, tenho que confessar que, apesar de não ser vegetariana, não sou muito fã de carne, principalmente da carne de boi e por isso, a primeira parte da aula não foi das mais entusiasmantes para mim... Acho que sou a exceção dos brasileiros! rsrsrs

A carne bovina é amplamente utilizada na culinária, uma vez que a variedade de texturas e sabores permite a criação e desenvolvimento de inúmeras receitas. Existem diversos tipos de cortes possíveis para a carne do boi, sendo que de acordo com o corte adota-se métodos de preparo e cocção variados. O coxão duro conhecido também como chã de fora constitui uma carne indicada para moer ou cozer. Na aula, inicialmente o coxão foi cortado em bifes, sendo que as aparas, ou seja partes não aproveitáveis, como gorduras, foram retiradas (essa parte da prática é fundamental para o cálculo do fator de correção das carnes, visto que alguns tipos de cortes apresentam grandes perdas no pré-preparo) . Depois, os bifes foram temperados com sal e grelhados rapidamente em frigideira de modo a "selar" a carne, evitando perda dos sucos naturais e reduzindo o ressecamento. A cebola previamente refogada e os bifes grelhados foram colocados em uma panela de pressão e submetidos a cocção. Não provei nenhuma das elaborações por motivos citados inicialmente, mas confesso que todos as preparações apresentaram com um ótimo aspecto.
A segunda parte da aula foi destinada ao preparo das carnes de frango. Frango constitui a ave domestica mais comercializada, sendo também um tipo de carne que apresenta diversas formas de preparo. Nós do box 3, para não fugirmos da regra das frituras (rsrs), preparamos frango a milanesa. Inicialmente, foram retirados bifes do frango com o auxilio do professor. Depois, os bifes foram temperados e passados em um creme formado por farinha de rosca, de trigo, leite e ovo em pó. A seguir, imergiu-se os bifes de frango no óleo previamente aquecido, obtendo-se bifes com a aspecto dourado, além de crocantes e saborosos.

Nenhum comentário: