quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Frutos do Mar - Camarão

O Brasil figura entre os seis principais produtores de camarão no mundo e é o primeiro em produção por hectare, com a maior parte da produção no Nordeste. Por aqui, esse fruto do mar é consumido seco, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, e fresco por toda parte. O cultivo de camarão para consumo começou na Ásia: durante muitos séculos, fazendeiros colhiam camarões de viveiros. Camarões são boa fonte de proteínas e ainda contém cálcio, ferro, iodo, zinco e vitaminas B1, B2 e B12.

Variedades

Os tipos mais comuns nos mercados brasileiros são os camarões rosa, pistola, cinza e sete-barbas.

- O CAMARÃO ROSA tem sabor mais proeminente, é maior e um dos mais caros — por isso é usado para decorar pratos e servido em ocasiões especiais.
- O CAMARÃO PISTOLA normalmente é cultivado em cativeiro e é menos saboroso do que as outras variedades.
- O SETE-BARBAS tem preço melhor e um sabor mais proeminente, por esta razão é escolhido para preparo de massas, risotos e molhos.
- Já o CAMARÃO SECO é bastante usado para o preparo de pratos típicos do nordeste, como o vatapá e o acarajé, e, por ter sabor mais forte, pode ser usado no preparo de tortas e outras receitas.

Como Escolher

Ao adquirir camarões, observe se têm corpo firme e aderente à carapaça. Esta deve ser livre de manchas negras e de manchas amarelas, pois indicam início de decomposição. O cheiro deve ser suave e típico de maresia.

Melhor Época do Ano

O camarão fresco tem melhor preço no meio do ano. Durante o verão, é mais fácil adquirir o produto congelado, pois sua pesca é proibida.

Como Conservar

Quando o produto é fresco, é aconselhável consumi-lo logo após a compra, embora seja possível conservá-lo por até dois dias em geladeira, nas prateleiras de cima, por terem a temperatura mais baixa. Se preferir congelá-lo, é possível fazê-lo por até um mês, levando-o ao freezer logo depois de comprá-los. Mas atenção: na hora de descongelar, coloque os camarões na geladeira — não os deixe em temperatura ambiente nem use o micro-ondas.

Dicas de Preparo

Caiçaras dão a dica para facilitar a limpeza do camarão: colocar os frutos do mar em uma mistura de água, vinagre e limão amolece a casca e facilita a retirada das vísceras. Comece separando a cabeça do corpo e, em seguida, corte a casca ao longo da barriga, retirando casca e pernas. Segure a cauda e puxe a carne com cuidado para não quebrá-la. Então, retire as vísceras com a ajuda da ponta de uma faca. Algumas preparações dispensam a retirada da casca. É o caso dos pequenos camarões servidos fritos e regados com limão, dos quais é preciso retirar somente as vísceras.

Idéias para Servir

São inúmeras as receitas que podem ser preparadas com camarão. Entre as mais apreciadas, estão o bobó de camarão, o camarão na moranga e risoto de camarão. Os camarões mais graúdos também ficam deliciosos servidos apenas grelhados ou cozidos no vapor, acompanhados de molhos e de limão. Camarões empanados e fritos são uma forma mais calórica, mas muito saborosa de servir os crustáceos.

Curiosidade

Esse animal tem a justa fama de lixeiro do mar. O crustáceo se alimenta de restos orgânicos, como vegetais e animais mortos, além de larvas e peixes. No entanto, não se preocupe: o consumo é seguro se o animal for limpo corretamente.

Fonte: http://maggi.com.br/Site/cozinha/enciclopedia/ingredientes/camarao.aspx

Nenhum comentário: