- 1 pargo de 1kg;
- 2 kg de sal grosso;
- 1 colher de sopa de pesto já pronto;
- 6 tomates sem ple e sem sementes;
- 6 colheres de óleo de oliva (extra virgem de preferência);
- Sal e pimenta a gosto.
1 - Corte os tomates em fatias, depois as fatias em cubinhos. Coloque-os em uma tigela, adicione o pesto, o óleo de oliva,ajuste o sal, se necessário, e ponha uma pitada de pimenta moída na hora. Mexa os ingredientes e deixe o molho descansar por uma hora.
2- Limpe, lave e enxugue o peixe. Despeje 1 kg de sal em uma assadeira de vidro refratário, acomode o peixe em cima dessa camada de sal e aplique outra sobre ele com o restante do sal. Leve o recipiente ao forno bem quente (cerca de 250ºC) e deixe o peixe cozinhar durante 30 minutos. Depois, retire a camada de sal do peixe, batendo levemente com o batedor de carne, e sirva acompanhado do molho já preparado.
CAÇÃO NO MOLHO ROSADO
INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS:
- 4 postas de cação com 200g cada uma;
- 200 g de camarões;
- 1 cebolinha-de-cheiro (só a parte branca);
- 1 copo de vinho espumante;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 1 colher de sopa de farinha de trigo;
- 100 mL de leite;
- 6 talinhos de cebolinha-de-cheiro;
- 1 colher de sopa de extrato de tomate;
- sal;
- Pimenta branca.
1 - Unte uma fôrma de vidro refratário com manteiga, coloque no fundo dela a cebolinha-de-cheiro (a parte branca) picada, depois acomode as postas de peixe já lavadas, exutas e polvilhadas de sal e pimenta branca moída. Regue o peixe com o vinho espumante, cubra o recipiente com uma folha de papel-alumínio e leve-o ao forno em temperatura moderada por 20 minutos.
2 - Enquanto isso, cozinhe os camarões por 5 minutos em água fervendo com sal. Escorra-os, tire as cascas e pique-os bem fininho.
3- Derreta a manteiga em uma caçarolinha, despeje nela os camarões picados, mexa e, depois de alguns minutos, polvilhe com a farinha e misture também o líquido que ficou no recipiente em que foi cozido o peixe. Assim, que levantar fervura, abaixe o fogo e incorpore o leite, bem devagar. Acrescente também o extrato de tomate dissolvido em um pouquinho de leite quente, ponha uma pitada de sal e uma pimenta moída e, sempre mexendo, deixe o molho cozinhar até ficar homogêneo. Então, bata tudo no liquidificador e distribua o molho batido sobre as postas de peixe colocadas em uma travessa aquecida. Guarneça com os talos de cebolinha-de-cheiro picados bem fininho e leve à mesa.
Fonte: Espiral da Boa Cozinha. Rio de Janeiro: Editora Globo, 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário