Preparações com molho realmente fazem toda a diferença: textura, aroma, visual, sabor. Acrescentar um molho a um prato simples, e muitas vezes sem atrativos, transforma a comida. O que seriam das massas sem os molhos, por exemplo? Aprender variados tipos de técnicas de preparo de fundos e molhos foi realmente interessante! Pensando em aplicações dessas técnicas na prática da nutrição eu me lembrei da alimentação hospitalar. Muitas vezes o paciente necessita de uma dieta hipossódica (baixo teor de sódio), por exemplo, e os molhos a base de especiarias podem acrescentar muito sabor ao alimento, sem a adição (ou pequena quantidade) de sal.
A preparação do nosso box (nas aulas práticas somos divididas em 5 box com 3 alunos cada, em duas turmas) foi a seguinte:
Filé de Peixe ao Molho Rosé
Molho Rosé
Ingredientes:
250g de ketchup
10g de mostarda
200g de maionese
Modo de Preparo:
Com o auxílio de um liquidificador, misture o ketchup com a mostarda e em seguida despeje e misture aos poucos a maionese até ficar com uma cor puxada para o salmão.
Filé de Peixe
Ingredientes
400g de filé de pescada
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá farinha de rosca
1 ovo
600 ml de óleo de soja (para fritar)
400g de mussarela
Modo de Preparo
Empanar com farinha de trigo, ovo e farinha de rosca os filés de peixe.
Fritá-los em óleo quente suficiente para imergi-los.
Após a fritura montar o prato com camadas de peixe frito e molho, finalizando com a mussarela como cobertura. Levar ao forno para dourar e derreter o queijo.
Bom Apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário