quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cores e Sabores

Aula de frutas e hortaliças. Dois grupos de alimentos extremamente importantes pelo seu conteúdo de fibras, vitaminas e minerais. Porém, eles são considerados por muitas pessoas "comida de coelho", "sem graça e sem sabor" e em especial "comida saudável" , com uma conotação pejorativa, como se tudo que fosse saudável fosse também sem gosto, ruim. Um dos papéis de um bom nutricionista é justamente mudar esse pensamento e isso pode se dar através do conhecimento e aplicação de diferentes formas de preparo desses alimentos. Até mesmo a opinião de nutricionistas (e estudantes como nós) pode ser mudada a respeito de algumas hortaliças. Aconteceu comigo rsrs.

Chuchu. Pra mim sempre foi o quarto estado da água, sem gosto e sem graça. Mas eu só tinha provado-o cozido. Durante a aula preparamos chuchu salteado ("refogado" em pequena quantidade de azeite, ficando com consistência "al dente"). E não é que ficou gostoso? Outras hortaliças também foram preparadas dessa forma (repolho, cenoura, brócolis) e todas ficaram muito gostosas. Isso só reforçou para mim a idéia de que a pré-concepção das pessoas sobre frutas e hortaliças (em geral o preconceito é maior com hortaliças do que com frutas) pode ser modificada.

Cada vez mais eu vejo a importância das aulas de dietética para minha futura profissão. Minhas expectativas para as próximas aulas estão cada vez maiores. ^^

Nenhum comentário: