quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Mensurando Ingredientes (e emoções)

Pesos e Medidas. Primeira aula prática de dietética: o professor já tinha avisado que a aula seria chata rsrs. Não foi bem assim. Foi cansativa, é verdade, mas muito interessante, além de muito importante é claro! Errar na medida de um ingrediente ao fazer uma receita em casa já pode ser catastrófico, imagina esse erro multiplicado para 500 refeições?? Como eu pretendo trabalhar na área de UANs (Unidades de Alimentação e Nutrição - restaurantes comercias e industriais e afins ^^) essa questão é de extrema importância, em especial quando verificamos como existe diferença entre as medições de variados manipuladores, mesmo utilizando o mesmo utensílio e ingrediente. Em uma UAN que eu venha a trabalhar, por exemplo, pode ser que o cozinheiro (a) tenha uma "mão pesada" para as medidas, então eu preciso compreender que essa diferença pode alterar as receitas e assim fazer modificações nos ingredientes para adequá-la.

Fazer a salada de frutas coletiva no final também foi legal (apesar do meu trio ter ficado com o mamão...que tava bem ruizinho de picar viu, cheio de partes amassadas...fazer o que, são os ossos do ofício ^^). Mais legal ainda foi aprender a calcular o fator de correção [FC=PB (peso bruto/PL (peso líquido]. Tão simples! E faria uma falta imensa em UAN, porque ninguém compra banana descascada, por exemplo, então é preciso saber quanto a banana vai render de verdade, depois de descascada ne!

No geral foi uma aula que cansou, mas valeu a pena o que foi aprendido. Mais uma contribuição para minha formação como nutricionista. ^^

Nenhum comentário: