Ao ler o roteiro sobre a primeira aula de Dietética, confesso que pensei que a aula seria bem chata. Na verdade, a aula foi mais para cansativa do que chata, uma vez que ter que medir diversas vezes o peso/volume de um alimento em diferentes compartimentos não é uma tarefa das mais agradáveis. Sem contar que permanecemos em pé, durante toda aula, o que contribuiu em muito para o referido cansaço ao final da prática.
Apesar de trabalhosa, a aula foi também extremamente interessante. Não sabia a diferença, muitas vezes significativa, por exemplo, na pesagem de alimentos líquidos/pastosos em gramas ou mililitros. Acredito que a maioria das pessoas, não presta atenção a detalhes como esse e que podem fazer grandes diferenças (desastrosas inclusive...) ao final da preparação.
Outro fato interessante observado na aula foi a diferença existente entre a aferição de manipuladores distintos de um mesmo alimento. É incrível como varia entre as pessoas a maneira de pesar um alimento e também como diverge o conceito de uma colher de sopa nivelada e uma sem nivelamento, por exemplo.
Por fim, vimos à diferença de peso entre o mamão sem ter sido lavado (peso bruto) e o mesmo após o processo de lavagem, descascado e sem as partes não comestíveis (peso líquido). Acredito que o mamão era uma fruta dispensável a salada de frutas preparada ao final da prática. Mas até que a salada ficou muito boa mesmo com ele...
Nenhum comentário:
Postar um comentário