segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Molhos divertidos e diferentes!!!!

Começamos a prepar nossa primeira receita culinária: Peixe frito acompanhado de molho rosê! Inicialmente cozinha impecável de limpa, no final, haja utensílio para lavar. Vamos relembrar a preparação e esquecer a lambança, afinal tudo da certo no final!!! Começamos preparando o molho rosê, medimos os ingredientes e pronto, tudo no liquidificador... até ai tudo simples, mas não é que o liquidificador não misturava os ingredientes direito, e o medo dele queimar. Pacientemente pulsamos os ingredientes no liquidificador e finalizamos o molho. E agora?? Qual é o complemento? Então é o peixe frito! Pois é, a parte mais legal foi empanarmos os peixes juntas, cada uma empanou um peixe: primeiramente farinha de trigo, depois no ovo e por último na farinha de rosca!!! Chegou a hora de fritar, colocamos o termômetro para verificar a temperatura do óleo: Termômetro desregulado, ou óleo com temperatura bem alta realmente? Eis a questão, mas dispensamos o termômetro, valores não muito confiáveis. Pronto peixe frito, agora é montar o prato! Ahh quantidade de queijo colocada por cima do peixe me encantava os olhos!!!! Peixe no forno.... após alguns minutos tudo pronto, só falta retirar uma porção... Porção retirada, pesada, agora vamos para mesa, chegou a hora de saborear! Aula divertida, adorei empanar o peixe e até mesmo fiz UM bolinho de trigo (rs) com as sobras do ovo, mas faltou alguns ingredientes a mais como um tempero, que a inexperiência no assunto, ajudou a ignorar! Mesa bonita, cheia de preparações... adivinha???? Com molhos divertidos (deixa eu explicar: molhos feitos de modo diferenciado e com consistências divergentes) e diferentes!!!!


sábado, 29 de agosto de 2009

Pesos e Medidas - Alguns Exemplos

Em complementação à nossa aula de pesos e medidas aqui estão algumas tabelas com equivalência de alguns alimentos, em medidas caseiras, gramas e mililitros. Esses valores são apenas referência, pois, como já comentamos, pode ocorrer grande variação dependendo do manipulador e até mesmo em relação às diferenças existentes entre os utensílios utilizados. No entanto já são uma boa base para conversão de alguns alimentos de medidas caseiras para gramas e vice-versa.

Ingredientes (1 Xícara de chá)

Peso

Açúcar

160 g

Araruta

150 g

Arroz cru

210 g

Amêndoas, nozes e castanhas.

140 g

Aveia

80 g

Banha

230 g

Chocolate em pó

90 g

Coco seco ralado

80 g

Farinha de mandioca

150 g

Farinha de rosca

80 g

Farinha de Trigo

120 g

Fubá

120g

Maisena

150 g

Manteiga

230 g

Mel

300 g

Polvilho

150 g

Queijo ralado

80 g

Uva Passa

140 g


Equivalências (g)

1 litro

equivale a 6 xícaras(chá) ou 4 copos

1 garrafa

equivale a 3 e ½ xícaras(chá) ou 2 e ½ copos

1 copo de água comum

equivale a 250 g

1 prato fundo nivelado

equivale a 200 g

1 xícara (chá) de liquido

equivale a 150 g ou 20 colheres (sopa)

1 xícara de chá rasa de açúcar

equivale a 120 gramas

¼ xícara de chá de liquido

equivale a 5 colheres (sopa)

1/3 xícara de chá de liquido

equivale a 6 colheres (sopa)

1/2 xícara de chá de liquido

equivale a 10 colheres (sopa)

2/3 xícara de chá de liquido

equivale a 12 colheres (sopa)

¾ xícara de chá de liquido

equivale a 15 colheres (sopa)

1 cálice

equivale a 9 colheres de sopa de liquido

1 quilo

equivale a 5 e ¾ Xícaras de chá

250 g de manteiga

equivale a 1 e ¼ Xícara de chá

¼ de xícara de chá de manteiga ou margarina

equivale a 4 colheres de sopa

1 xícara de chá de amendoim torrado

equivale a 140 gramas

1 xícara de chá de farinha de rosca

equivale a 150 gramas

1 colher se sopa de farinha de rosca

equivale a 11 gramas

1 xícara de chá de coco ralado seco

equivale a 75 gramas

1 xícara de chá de óleo

equivale a 170 gramas

1 colher de sopa de óleo

equivale a 10 gramas

1 colher se sopa de sal

equivale a 13 gramas

1 colher de chá de sal

equivale a 5 gramas

1 colher de sopa de fermento em pó

equivale a 12 gramas

1 colher de chá de fermento em pó

equivale a 5 gramas

1 xícara de chá de maisena

equivale a 120 gramas

1 colher de sopa de maisena

equivale a 8 gramas

1 colher de chá de maisena

equivale a 2 gramas

1 pitada é o tanto que se pode segurar entre as pontas de dois dedos ou 1/8 de colher


Líquidos (leite, água, óleo, bebidas alcoólicas, café, etc.) (ml)

1 Xícara

240 ml

½ xícara

120 ml

1/3 xícara

80 ml

¼ xícara

60 ml

1 colher sopa

15 ml

1 colher chá

5 ml


Manteiga (margarina e gordura vegetal)

1 xícara

200 g

½ xícara

100g

1/3 xícara

65 g

¼ xícara

16g

1 colher de sopa

20 g


Açúcar

1 Xícara

180 g

½ xícara

90 g

1/3 xícara

60 g

¼ xícara

45 g

1 colher sopa

12 g

1 colher de chá

4 g


Farinha de trigo

1 Xícara

120 g

½ xícara

60 g

1/3 xícara

40 g

¼ xícara

30g

1 colher de sopa

10 g

1 colher de chá

3 g


Fonte: Equivalência de Pesos e Medidas. Disponível em: http://www.unirio.br/gastronomiavancada/peso.htm

Mais uma postagem sobre a aula prática - Pesos e Medidas

Ao ler o roteiro sobre a primeira aula de Dietética, confesso que pensei que a aula seria bem chata. Na verdade, a aula foi mais para cansativa do que chata, uma vez que ter que medir diversas vezes o peso/volume de um alimento em diferentes compartimentos não é uma tarefa das mais agradáveis. Sem contar que permanecemos em pé, durante toda aula, o que contribuiu em muito para o referido cansaço ao final da prática.

Apesar de trabalhosa, a aula foi também extremamente interessante. Não sabia a diferença, muitas vezes significativa, por exemplo, na pesagem de alimentos líquidos/pastosos em gramas ou mililitros. Acredito que a maioria das pessoas, não presta atenção a detalhes como esse e que podem fazer grandes diferenças (desastrosas inclusive...) ao final da preparação.

Outro fato interessante observado na aula foi a diferença existente entre a aferição de manipuladores distintos de um mesmo alimento. É incrível como varia entre as pessoas a maneira de pesar um alimento e também como diverge o conceito de uma colher de sopa nivelada e uma sem nivelamento, por exemplo.

Por fim, vimos à diferença de peso entre o mamão sem ter sido lavado (peso bruto) e o mesmo após o processo de lavagem, descascado e sem as partes não comestíveis (peso líquido). Acredito que o mamão era uma fruta dispensável a salada de frutas preparada ao final da prática. Mas até que a salada ficou muito boa mesmo com ele...

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Mensurando Ingredientes (e emoções)

Pesos e Medidas. Primeira aula prática de dietética: o professor já tinha avisado que a aula seria chata rsrs. Não foi bem assim. Foi cansativa, é verdade, mas muito interessante, além de muito importante é claro! Errar na medida de um ingrediente ao fazer uma receita em casa já pode ser catastrófico, imagina esse erro multiplicado para 500 refeições?? Como eu pretendo trabalhar na área de UANs (Unidades de Alimentação e Nutrição - restaurantes comercias e industriais e afins ^^) essa questão é de extrema importância, em especial quando verificamos como existe diferença entre as medições de variados manipuladores, mesmo utilizando o mesmo utensílio e ingrediente. Em uma UAN que eu venha a trabalhar, por exemplo, pode ser que o cozinheiro (a) tenha uma "mão pesada" para as medidas, então eu preciso compreender que essa diferença pode alterar as receitas e assim fazer modificações nos ingredientes para adequá-la.

Fazer a salada de frutas coletiva no final também foi legal (apesar do meu trio ter ficado com o mamão...que tava bem ruizinho de picar viu, cheio de partes amassadas...fazer o que, são os ossos do ofício ^^). Mais legal ainda foi aprender a calcular o fator de correção [FC=PB (peso bruto/PL (peso líquido]. Tão simples! E faria uma falta imensa em UAN, porque ninguém compra banana descascada, por exemplo, então é preciso saber quanto a banana vai render de verdade, depois de descascada ne!

No geral foi uma aula que cansou, mas valeu a pena o que foi aprendido. Mais uma contribuição para minha formação como nutricionista. ^^

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Seria início de um sonho ou pesadelo?

Primeira aula na cozinha, expectativa alta diante do que faríamos na aula introdutória! Pesos e medidas: como iremos aferir? Com divisão de tarefas a aula foi destrinchando e o interesse em aferir as medidas aumentando, até que no finalzinho da aula em que já tinhamos aferido bastante veio o cansaço de manipular os ingredientes e utensílios. Entretanto alguns conceitos aos pouquinhos se fixavam e alguns detalhes se esclareciam, por exemplo, qual seria a colher de chá realmente e qual é esta outra colher, seria outra colher de sobremesa? E o espanto de ver que ao lavar o mamão, somente lavar, altera milésimos na balança! Quando retira então as partes não comestíveis, a surpresa da diferença que faz no peso e o interesse ao saber que existe o cálculo de fator de correção. Pensamentos surgiam de como deveria aferir as medidas dos ingredientes da forma mais precisa, principalmente as medidas feitas em colheres, então uma dica sobressaltada em nossa bancada, nos fez lembrar que podíamos utilizar o papel toalha para forrar a balança. Fizemos todos os itens da lista, em seguida, veio a parte da aula de degustação, sentamos e ficamos a olhar a NOSSA salada de frutas, até que nossas vasilhinhas estavam ocupadas com todas as frutas que trabalhamos em equipe e finalmente desgustamos!

Cozinhar: Ciência e Prazer

A maioria das pessoas não considera o ato de cozinhar uma ciência. Mas, como em todos os aspectos da vida, a física e a química estão intimamente presentes na cozinha. Isso não significa que cozinhar (e comer) não possam ser atos prazerosos. Na verdade, compreendendo os princípios envolvidos é muito mais fácil produzir pratos prazerosos e
saudáveis.

Com a disciplina de Dietética do nosso curso de Nutrição, e consequentemente com esse portifólio/blog, esperamos justamente compreender estes princípios e aplicá-los não só na área em que desejarmos trabalhar como também na vida diária. Esperamos também partilhar um pouquinho do conhecimento que adquirirmos com quem se interessar por uma alimentação boa para a saúde, interessante e variada.

Equipe do Nutrição em Prática